Conferência Vicentina
Conferência Vicentina PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Vicentinos
“Ver a Deus significa descobrir nos mais abandonados o rosto de Jesus”.

(Mt 25:31-46)

Breve resumo histórico

A Sociedade de São Vicente de Paulo, conhecida também como Vicentinos, é uma organização católica internacional, com cerca de um milhão de leigos, espalhados por mais de cento e trinta nações.

Foi fundada 1833 em Paris, por um grupo de sete jovens universitários, sob a liderança de Francisco Ozanam.

Na freguesia de Válega, a primeira Conferência Vicentina era masculina e adotava o nome de Sto. António. Foi fundada no dia 11 de outubro de 1931, tendo sido efetuada a sua agregação à Conferência Internacional, no dia 27 de dezembro de 1933. Passados alguns anos, esta extinguiu-se por razões desconhecidas.

Mais tarde, no mês de julho de 1964 foi fundada a Conferência Feminina de S.ta Maria de Válega.

Posteriormente, surgiu a conferência masculina de D. Bosco, com o objetivo de preencher a lacuna deixada pela extinção da antiga conferência masculina e dar respostas a carências da população masculina desta freguesia.

No dia 8 de janeiro de 2000, as duas conferências, por acordo mútuo, deram origem à nova Conferência Vicentina Nossa Senhora do Amparo de Válega, composta por elementos de ambos os sexos.

Conferência Vicentina de Nossa Senhora do Amparo de Válega

Esta Conferência é um grupo de cerca de 28 voluntários, com sede na Rua da Igreja Matriz, nº115, que se rege pela Regra Vicentina.

Os vicentinos, reúnem-se periodicamente na sua sede, para reflexão e definição de actividades a desenvolver. Planificam e desenvolvem o seu trabalho de forma colaborativa, com uma dinâmica de partilha e entreajuda.

Têm como função visitar doentes, idosos e hospitalizados, atribuir produtos alimentícios mensalmente e, ocasionalmente. Em casos pontuais justificados, prestam apoio financeiro no pagamento de medicamentos, material escolar e livros, água, luz, transportes, obras de melhoramento habitacional e outras despesas. Quando é necessário, fazem encaminhamento para outras instituições. Duas vezes por ano promovem um convívio com idosos.

Esta Conferência faz parte do B.A.C. (Banco de Apoio Comunitário), sendo uma das entidades coordenadoras do mesmo e tendo aí como responsabilidade, adquirir e emprestar material ortopédico (ex: camas articuladas, cadeiras de rodas, andarilhos, canadianas …) e entregar vestuário e calçado, bem como equipamentos de uso doméstico, a carenciados. A sede do B.A.C. encontra-se numa sala anexa ao Salão Paroquial da nossa freguesia (Válega).

A distribuição de cabazes de alimentos efetua-se na segunda terça-feira de cada mês, das 14:00h às 16:00h e das 18:30H às 20:00h, na sede da Conferência Vicentina.

A entrega de vestuário, calçado e outros materiais necessários ocorre na segunda e quarta semanas de cada mês, à quarta-feira, entre as 14:30h e as 16:00h, na sede do B.A.C.

Estas atividades só são possíveis graças a alguns donativos da Câmara Municipal de Ovar, Junta de Freguesia e particulares, peditórios mensais realizados na Igreja e na maioria das capelas desta freguesia, coletas das nossas reuniões, apoio do Banco Alimentar de Aveiro e do Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados (PCAAC). Esporadicamente, os grupos de catequese colaboram com os vicentinos, desenvolvendo atividades de recolha e entrega de géneros alimentares ou outros.

Contactos:

Conferência Vicentina de Nossa Senhora do Amparo

Rua da Igreja Matriz, 115

3880-506 Válega

Conferência Vicentina PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Fotos de algumas atividades dos vicentinos desta freguesia

Carregando géneros alimentares em Aveiro (PCAAC)

Descarga de géneros alimentares na sede da Conferência

Execução e distribuição de cabazes de alimentos

Entrega de roupas, calçado e outros equipamentos de uso doméstico

Passeio Vicentino PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

No dia 7 de Julho de 2011 decorreu como é habitual o passeio da conferência vicentina desta paróquia.Assim pelas 8 da manhã alguns elementos da conferencia vicentina e pessoas amigas reuniram-se no centro da vila, para seguirem viagem rumo ao Norte, mais precisamente à região do Minho e Alto Minho.Deste modo, começaram por fazer uma paragem para tomar o pequeno almoço em  Braga, seguindo para o Lindoso, onde visitaram a Central Hidroelétrica do Lindoso, os famosos espigueiros em pedra na Vila do Soajo, depois seguiu-se o almoço na região de Viana do Castelo e nesta região tiveram a oportunidade de visitar o Navio Gil Eanes e o Museu do Ouro.

No dia 6 de Setembro de 2011,  o grupo paroquial das conferências vicentinas, organizou uma peregrinação ao Santuário de Fátima.Assim por volta das 07.00 da manhã reuniram-se alguns elementos das conferências vicentinas desta paróquia e conhecidos seguindo viagem até ao Santuário de Fátima, onde tiveram oportunidade de assistir à missa das 11h na igreja da Santíssima Trindade, seguindo-se o almoço e visita ao espaço envolvente. De seguida foram fazer o caminho da via sacra até ao Calvário Húngaro.Terminando a caminhada  nos Valinhos, visitando as habitações dos beatos, Jacinta e Francisco, assim como a casa da irmã Lúcia.