Informações
Ano Pastoral 2011/2012 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Administrator   

 

Ano Novo Pastoral 2011/2012

 

 

O bispo do Porto, D. Manuel Clemente, sugere às comunidades da nossa diocese que leiam

o compêndio da Doutrina Social da Igreja e aposta para o próximo ano pastoral nas temáticas da família e juventude.

 

Na celebração da dedicação da Sé Porto e início do Ano Pastoral 2011-2012,

esta sexta-feira, o prelado do Porto referiu na homilia que “o ano pastoral que inauguramos – 2011-2012

– acontece num preciso momento da sociedade e da Igreja que não podemos nem queremos ignorar".

 

Homilia de D. Manuel Clemente na dedicação da Sé do Porto e início do Ano Pastoral 2011-2012

- Em Cristo e nos que vivem em Cristo está a resposta, como sempre e esplendidamente esteve!

 

Amados irmãos, especialmente vós os que a vários títulos vos corresponsabilizais comigo e com os Senhores Bispos Auxiliares nos serviços centrais e órgãos colegiais da Diocese do Porto, ou nas 22 Vigararias e na leccionação de Moral e Religião Católica, em pleno início dum novo ano escolar:

 

1. Ano pastoral,  contexto social e nova evangelização a fazer

A Dedicação da Sé proporciona-nos anualmente a feliz ocasião de retomar a normalidade das actividades diocesanas naquilo a que se convencionou chamar um novo “ano pastoral”. É já uma designação corrente, mas nem por isso indistinta. Na verdade, só se pode dizer assim se realmente participar – participarmos nós todos, os que, na responsabilidade de cada um, nos dispomos a protagonizá-lo – dos sentimentos e da atitude de Cristo, “o Bom Pastor que dá a vida pelas suas ovelhas” (Jo 10, 11).

Continuar...
 
Caminhada a Santiago de Compostela PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Administrator   

Palmilhando Caminhos de Santiago…

 


Os grupos de catequese do 11º e 12º ano calcorrearam os caminhos de Santiago a partir da cidade de Ourense; no entanto, percorrê-los não foi tarefa fácil pois nem tudo foram rosas. Para superar as dificuldades e suportar as dores físicas, usamos de muita fé e firmeza em nossos propósitos; sentimos imensas vezes a presença de Deus a dar-nos força e a proteger-nos, atendendo sempre, quando por vezes lançávamos uma prece silenciosa de auxílio.

 

Foi uma semana de intensa aprendizagem interior, onde partilhar foi o verbo mais conjugado, e solidariedade, a palavra que consideramos como a mais indicada para sintetizar o que de melhor vivenciamos na Caminhada. Além de experimentarmos o encantamento da fé, praticamos a humildade, a tolerância, o desapego, e reaprendemos a persistir em nossos propósitos.
Enquanto trilhávamos os Caminhos, ocorriam mudanças no nosso interior, éramos como que possuídos por um encantamento fora do vulgar e tínhamos a sensação de estar a viver algo completamente novo e diferente; era como se tudo se alterasse, os hábitos, a forma de olhar a vida e a paisagem, as novas amizades que surgiram, as amizades que se fortaleceram.

 

Continuar...
 
Procissão da festa da padroeira 2011 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Administrator   

Procissão de N.Sra.do Amparo


15 de Agosto de 2011

 

 

Realizou-se mais uma vez, como é habitual a procissão da" padroeira", N.Sra. do Amparo nas ruas do centro desta paróquia de Válega.

Mais fotos em Procissão 2011 .


 
<< Início < Anterior 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 Seguinte > Final >>

Pág. 48 de 52