Grupo Coral de Santa Maria PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Grupo Coral de Santa Maria de Válega – Nota histórica

Nascido na década de 60 do século XX, sob impulso do Pároco da altura, Reverendo Padre António Pinho, com o objetivo de animar a eucaristia dominical de forma regular e com repertório litúrgico. Desde essa altura é um coral misto que se dedica ao Ministério Litúrgico, sob a batuta de diversos diretores musicais que se foram sucedendo, até à sua composição atual. Assumiu a denominação de Grupo Coral de Santa Maria de Válega na década de 90, por esta ser uma Paróquia que tem por Padroeira Nossa Senhora.

Ao longo dos anos, o GCSMV manteve-se fiel à Missa Dominical da Paróquia, cantando também em casamentos, bodas matrimoniais e outras celebrações, não só na Igreja Matriz de Válega como em outros locais dentro e fora da freguesia.

O seu repertório, exclusivamente litúrgico, abarca cânticos próprios de cada tempo litúrgico, procurando adequar-se a cada celebração em que participa, de forma a contribuir para uma melhor vivência da Palavra e da Fé Cristãs, nos diversos momentos que a Igreja comemora, com o objetivo de, dentro das suas capacidades, estar ao serviço da Liturgia, promover a participação da assembleia, ajudando a que esta entre em maior sintonia com o Mistério que celebra, conferindo mais festividade e solenidade à oração.

Esporadicamente, a pedido de associações do concelho, o Grupo Coral tem participado em eventos de natureza cultural; refiram-se, entre outros, a participação no Concerto de Natal dos Serviços Sociais e Culturais dos Trabalhadores do Município de Ovar e em Concertos da Escola de Dança e Música da Associação Cultural e Recreativa de Valdágua.

O coro conta atualmente com a colaboração de um pouco mais de 20 elementos (alguns dos quais permanecem desde a sua formação), entre vozes e instrumentos – órgão, flauta de bisel, flauta transversal. A direção musical está a cargo de Ana Isabel Cunha, licenciada em Psicologia e cuja formação musical e de canto foi obtida no Conservatório de Aveiro.