Bem Vindo à Paróquia de Stª Maria de Válega
1ª Semana do Advento 2011 PDF Versão para impressão

ADVENTO, TEMPO DE ALEGRIA E EXPECTATIVA

 

 

 

 

 

 

 

Com a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, conclui-se o ano litúrgico 2010-2011 do Ciclo A em que predominaram os textos do evangelho de S. Mateus, principalmente durante o Tempo Comum.

O fim de algo é sempre o começo de outro. Assim, iniciamos o ano litúrgico 2011-2012 do Ciclo B em que irão predominar os textos do evangelho de S. Marcos no Tempo Comum. A pedra base é o Advento. O que é o Advento?

 

O Advento (do latim Adventus: "chegada", do verbo Advenire: "chegar a") é o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal. Para os cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a Paz. No calendário religioso este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal.

O tempo do Advento é para toda a Igreja, momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor, como uma noiva que se enfeita, se prepara para a chegada de seu noivo, seu amado.

O Advento começa às vésperas do Domingo mais próximo do dia 30 de Novembro e vai até as primeiras vésperas do Natal de Jesus contando quatro domingos.

Esse tempo possui duas características: Nas duas primeiras semanas, a nossa expectativa se volta para a segunda vinda definitiva e gloriosa de Jesus Cristo, Salvador e Senhor da história, no final dos tempos. As duas últimas semanas, dos dias 17 a 24 de Dezembro, visam em especial, a preparação para a celebração do Natal, a primeira vinda de Jesus entre nós. Por isto, o Tempo do Advento é um tempo de piedosa e alegre expectativa.

O Advento convoca-nos para a esperança: aberta ao futuro e à Ultima vinda do Senhor, mas atenta e vigilante no presente. Vamos com alegria e esperança, VIGIAR!

 
Concerto 6/11/2011 PDF Versão para impressão

Decorreu no dia 6 de Novembro de 2011, um evento para assinalar o fim das obras da igreja paroquial de Santa Maria de Válega.Este evento contou com a presença de alguns convidados, sendo de referir D.João Lavrador, Bispo Auxiliar do Porto, a Arquitecta Luísa Frutuosa, responsável pelo projecto de requalificação do adro da igreja, o vereador Dr.Vítor Ferreira, em representação da Câmara Municipal de Ovar, o presidente da Junta de Freguesia de Válega, Jaime Almeida, os elementos de algumas colectividades locais, os elementos do Conselho económico e o Pe. Tiago Santos, pároco de Santa Maria de Válega.


Assim, este evento contou com  a  actuação dos grupos corais, de referir, o coral das crianças da catequese, o coral de S.Miguel, o coral dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes e o coral de Santa Maria de Válega. Em seguida houve tempo para um pequeno leilão de um quadro da artista Inez Andrade Paes, dando lugar a actuação do grupo Sonhos Violeta em que nos apresentaram algumas encenações.Para terminar foi servido um " Porto de Honra".


Fica aqui um vídeo com fotografias do evento.

Uma palavra de agradecimento ao Sr. Américo Matos pelas fotografias.

 

 

 
Dia de Todos os Santos e Fieis Defuntos PDF Versão para impressão

Solenidade  de Todos os Santos

 


Bem aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
Bem aventurados os que choram, porque serão consolados.
Bem aventurados os mansos, porque herdarão a terra.
Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Bem aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
Bem aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
Bem aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.
Bem aventurados os que sofrem perseguição por amor da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.
Bem aventurados sereis, quando vos insultarem, vos perseguirem, e disserem, falsamente, toda a espécie de mal contra vós por causa de mim.
Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois também assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.

- Mt 5, 3-12

 

Dia de Fiéis Defuntos ou Finados - 2 de Novembro

Missa na Igreja Matriz às 07.00

"Esta é a geração dos que procuram o Senhor"


 
Dia Mundial das Missões PDF Versão para impressão

 

 

23 de Outubro  - 85º DIA MUNDIAL MISSIONÁRIO

“COMO O PAI ME ENVIOU TAMBÉM EU VOS ENVIO” (Jo 20,21)

 

 

 

O mês de Outubro é, por excelência, o mês dedicado às missões.  Outubro  porque se está no início de um novo ano pastoral e cada membro da Igreja se recorde do dom – compromisso que possui em anunciar a todos a pessoa de Jesus Cristo.

As missões são iniciativas destinadas a propagarem os princípios do Cristianismo entre povos não  cristãos e cristãos. Tudo se restringe imitação do ministério de Jesus Cristo e em cumprimento do mandamento que deu aos seus apóstolos para pregarem o Evangelho pelo mundo, “como o Pai me enviou também Eu vos envio” Jo 20,21.

Mas, além de serem simples ministério da palavra, as missões se estruturam ou inserem em comunidades estáveis e procuram integrar, com maior ou menor sucesso, os princípios cristãos com a realidade de vida dos povos em que se implantam. Dessa forma, ultrapassam a esfera religiosa e assumem uma dimensão social, económica, educativa, assistencial e, muitas vezes, também artística e cultural.

No contexto sociocultural que vivemos actualmente, visto que muitos de nós se esqueceram completamente do anúncio do Evangelho, outros omitem a realidade de serem baptizados ou cristãos, outros relativizam  a presença contínua de Deus chegando a afirmação não positiva da existência, é tempo propício e urgente para evangelizar. Se em tempos idos foi urgente evangelizar, e houve serviços notáveis de missão, hoje é ainda mais necessário a Nova Evangelização com  todos os meios para que todos sejam conhecedores da Boa Nova. Aliás, ela destinada a todos e nunca foi, nem é, nem será sectarista.

No tema de Voluntariado que abraça 2011, vamos todos com força e determinação, nos lugares por percorremos todos os dias, voluntariamente ser anunciadores desta maravilhosa e bela Boa Nova, que nos tornou, torna e tornará diferentes para sempre.

Que Nossa Senhora do Amparo nos auxilie neste difícil mas glorioso dom-compromisso.

 
<< Início < Anterior 41 42 43 44 45 46 47 Seguinte > Final >>

Pág. 41 de 47

Quem está Online?

Temos 10 visitantes em linha