Bem Vindo à Paróquia de Stª Maria de Válega
2ª Semana do Advento PDF Versão para impressão

A ESPIRITUALIDADE DO ADVENTO


 

A liturgia do Advento nos impulsiona a reviver alguns dos valores essenciais cristãos, como a alegria expectante e vigilante, a esperança, a pobreza, a conversão. Deus é fiel a suas promessas: o Salvador virá; daí a alegre expectativa, que deve nesse tempo, não só ser lembrada, mas vivida, pois aquilo que se espera acontecerá com certeza. Portanto, não se está diante de algo irreal, fictício, passado, mas diante de uma realidade concreta e atual. A esperança da Igreja é a esperança de Israel já realizada em Cristo mas que só se consumará definitivamente na parusia (volta) do Senhor. Por isso, o brado da Igreja característico nesse tempo é "Marana tha"! Vem Senhor Jesus!

O tempo do Advento é tempo de esperança porque Cristo é a nossa esperança (I Tm 1, 1); esperança na renovação de todas as coisas, na libertação das nossas misérias, pecados, fraquezas, na vida eterna, esperança que nos forma na paciência diante das dificuldades e tribulações da vida, diante das perseguições, etc.

O Advento também é tempo propício à conversão. Sem um retorno de todo o ser a Cristo, não há como viver a alegria e a esperança na expectativa da Sua vinda. É necessário que "preparemos o caminho do Senhor" nas nossas próprias vidas, lutando incessantemente contra o pecado, através de uma maior disposição para a oração e mergulho na Palavra.

No Advento, precisamos nos questionar e aprofundar a vivência da pobreza. Não pobreza económica, mas principalmente aquela que leva a confiar, se abandonar e depender inteiramente de Deus e não dos bens terrenos. Pobreza que tem n'Ele a única riqueza, a única esperança e que conduz à verdadeira humildade, mansidão e posse do Reino. Daí o PREPARAI O CAMINHO DO SENHOR!

 
1ª Semana do Advento 2011 PDF Versão para impressão

ADVENTO, TEMPO DE ALEGRIA E EXPECTATIVA

 

 

 

 

 

 

 

Com a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, conclui-se o ano litúrgico 2010-2011 do Ciclo A em que predominaram os textos do evangelho de S. Mateus, principalmente durante o Tempo Comum.

O fim de algo é sempre o começo de outro. Assim, iniciamos o ano litúrgico 2011-2012 do Ciclo B em que irão predominar os textos do evangelho de S. Marcos no Tempo Comum. A pedra base é o Advento. O que é o Advento?

 

O Advento (do latim Adventus: "chegada", do verbo Advenire: "chegar a") é o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal. Para os cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a Paz. No calendário religioso este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal.

O tempo do Advento é para toda a Igreja, momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor, como uma noiva que se enfeita, se prepara para a chegada de seu noivo, seu amado.

O Advento começa às vésperas do Domingo mais próximo do dia 30 de Novembro e vai até as primeiras vésperas do Natal de Jesus contando quatro domingos.

Esse tempo possui duas características: Nas duas primeiras semanas, a nossa expectativa se volta para a segunda vinda definitiva e gloriosa de Jesus Cristo, Salvador e Senhor da história, no final dos tempos. As duas últimas semanas, dos dias 17 a 24 de Dezembro, visam em especial, a preparação para a celebração do Natal, a primeira vinda de Jesus entre nós. Por isto, o Tempo do Advento é um tempo de piedosa e alegre expectativa.

O Advento convoca-nos para a esperança: aberta ao futuro e à Ultima vinda do Senhor, mas atenta e vigilante no presente. Vamos com alegria e esperança, VIGIAR!

 
Concerto 6/11/2011 PDF Versão para impressão

Decorreu no dia 6 de Novembro de 2011, um evento para assinalar o fim das obras da igreja paroquial de Santa Maria de Válega.Este evento contou com a presença de alguns convidados, sendo de referir D.João Lavrador, Bispo Auxiliar do Porto, a Arquitecta Luísa Frutuosa, responsável pelo projecto de requalificação do adro da igreja, o vereador Dr.Vítor Ferreira, em representação da Câmara Municipal de Ovar, o presidente da Junta de Freguesia de Válega, Jaime Almeida, os elementos de algumas colectividades locais, os elementos do Conselho económico e o Pe. Tiago Santos, pároco de Santa Maria de Válega.


Assim, este evento contou com  a  actuação dos grupos corais, de referir, o coral das crianças da catequese, o coral de S.Miguel, o coral dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes e o coral de Santa Maria de Válega. Em seguida houve tempo para um pequeno leilão de um quadro da artista Inez Andrade Paes, dando lugar a actuação do grupo Sonhos Violeta em que nos apresentaram algumas encenações.Para terminar foi servido um " Porto de Honra".


Fica aqui um vídeo com fotografias do evento.

Uma palavra de agradecimento ao Sr. Américo Matos pelas fotografias.

 

 

 
Dia de Todos os Santos e Fieis Defuntos PDF Versão para impressão

Solenidade  de Todos os Santos

 


Bem aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
Bem aventurados os que choram, porque serão consolados.
Bem aventurados os mansos, porque herdarão a terra.
Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Bem aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
Bem aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
Bem aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.
Bem aventurados os que sofrem perseguição por amor da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.
Bem aventurados sereis, quando vos insultarem, vos perseguirem, e disserem, falsamente, toda a espécie de mal contra vós por causa de mim.
Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois também assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.

- Mt 5, 3-12

 

Dia de Fiéis Defuntos ou Finados - 2 de Novembro

Missa na Igreja Matriz às 07.00

"Esta é a geração dos que procuram o Senhor"


 
<< Início < Anterior 41 42 43 44 45 46 47 Seguinte > Final >>

Pág. 41 de 47

Quem está Online?

Temos 15 visitantes em linha