Bem Vindo à Paróquia de Stª Maria de Válega
Natal 2011 PDF Versão para impressão

DEUS FEZ-SE UM DE NÓS



É NATAL. Nasceu o Deus Menino. Nasceu para nós o Salvador, O Messias, O Senhor. É a grande notícia deste dia. Deus fez-se um de nós, abraça-nos carinhosamente e decide trabalhar ao nosso lado por um mundo mais humano e fraternal.

Como crentes, devemos estar abertos para conhecer e experimentar que Deus nos ama, nos abençoa. Ele demonstra-o descendo até nós como Palavra feita pessoa, vida e luz. O nascimento de Jesus significa o compromisso radical de Deus com o homem e a mais alta promoção deste, porque Deus o ama.

A mensagem profunda do Natal é a humanização de Deus, com vista à divinização do Homem. Um Deus humanizado pode parecer incómodo para alguns, por causa da sua presença pobre, denúncia da existência de miséria de uns ao lado da opulência, de desigualdades injustas estabelecidas como legítimas. A partir da encarnação de Deus é possível e necessário  amar o homem, nosso irmão, porque Deus o ama e como Deus o ama, apesar de todas as suas limitações, que são, também, as de cada um de nós.

O Natal recorda-nos que ser cristão não se limita à aceitação de um credo, uma autoridade religiosa, uma prática cultual e umas normas de moral. Ser discípulo de Jesus de Nazaré é encarnar, como ele, na entrega ao irmão, especialmente ao que mais precisa.

 
Boas festas PDF Versão para impressão

 

 
4ª Semana do Advento PDF Versão para impressão

«FAÇA-SE EM MIM SEGUNDO A TUA PALAVRA»

 

Já levamos três semanas a prepararmo-nos para a vinda de Jesus, a vigiar para estar atentos ao que acontece. Ouvimos mensageiros que anunciavam e nos deram a boa notícia da sua chegada. Mas ainda não nos disseram como vai chegar. Vai aparecer um mensageiro que fala em nome de Deus: o anjo Gabriel trará a uma Jovem israelita uma notícia impensável. Ela é Maria, que Deus escolheu para ser a mãe de Jesus.
O anjo Gabriel saúda-a e comunica-lhe: “ Conceberás e deras à luz um filho a quem porás o nome de Jesus”. Maria após muitas interrogações ao Anjo afirma: “ Faça-se em segundo a tua palavra”.
O “sim” de Maria é opção radical por Deus. A resposta de Maria à vocação de Deus, o “faça-se”, é um compromisso total e pessoal, a que permanecerá fiel durante toda a vida. Assim aceitou o plano de Deus sem nenhuma objeção, no ambiente claro-escuro da fé, pois era impossível, logo aí. Conhecer com toda a complexidade, as consequências da sua opção. A passagem dos anos e os acontecimentos da vida foram mostrando, em pormenor, a vontade de Deus sobre ela. Mas a sua decisão foi irrevogável.
O “faça-se” de Maria é um estímulo para que também nós realizemos a opção fundamental por Cristo, em ordem a construir um mundo mais humano e instaurar uma história melhor.
A resposta de Maria converteu-se em missão, programa e lei vital da comunidade cristã que no ato salvador realizado por Deus na Virgem reconhece a sua própria vocação e vê o seu modelo de serviço, disponibilidade e santidade cristã, exemplo máximo neste tempo de advento.

 
PDF Versão para impressão

A partir de hoje todos os textos e artigos serão escritos ao abrigo do novo acordo ortográfico.

 
<< Início < Anterior 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 Seguinte > Final >>

Pág. 40 de 48

Quem está Online?

Temos 16 visitantes em linha